247, com Diário do Povo – O rápido desenvolvimento da indústria de inteligência artificial (IA) na China criará demanda por mais talentos, afirma um relatório divulgado pelo jornal Diário do Povo em sua edição na internet.
O desenvolvimento na Inteligência Artificial criará enormes oportunidades para a melhoria da produtividade, mas também trará desafios para a economia e a sociedade, de acordo com o relatório publicado em conjunto pela Fundação de Pesquisa para Desenvolvimento da China (CDRF, na sigla inglesa) e pela Sequoia China.
De acordo com o relatório, “a IA liberará significativamente os seres humanos de trabalhos repetitivos e cultivará mentes criativas”, defendeu Neil Shen, sócio fundador e gerente da Sequoia China. “Isso significa que a focalização passará do trabalho para a inovação”, acrescentou.
Embora com um rápido crescimento nos últimos anos, a indústria de IA da China ainda está atrás de muitas economias desenvolvidas em termos do número de especialistas treinados domesticamente, segundo o relatório.
Entre as 367 universidades globais com concentração de pesquisa em IA, as universidades chinesas representam menos de 8%. A demanda por talentos de inteligência artificial ultrapassa muito a oferta, refere o relatório.
“A China deve incentivar as universidades a trabalhar com empresas no treinamento de mais talentos, reforçar apoio aos programas universitários em IA, e melhorar a formação profissional para fornecer à indústria trabalhadores mais qualificados”, reforçou Lu Mai, secretário-geral da CDRF.