Fale Conosco 24 98865-8984

     A eletrodinâmica é o campo da física que estuda os fenômenos oriundos da movimentação das cargas elétricas. Encontramos os estudos da eletrodinâmica em nosso cotidiano quando acendemos lampadas, ligamos o chuveiro entre outros. Basicamente, a eletrodinâmica estuda os efeitos originados de correntes elétricas. 

Corrente elétrica

    Em resumo, a corrente elétrica é a quantidade de carga que atravessa uma secção transversal em um intervalo de tempo, a sua relação é dada pela seguinte equação: 

    A corrente pode ser contínua (CC) ou alternada (CA). Uma corrente é contínua quando a intensidade da corrente é constante, assim como apresenta o gráfico abaixo: 

Corrente Contínua - Eletromagnetismo - InfoEscola

    Nota-se que em qualquer instante “t” a corrente é a mesma, aparelhos a pilha ou bateria são de corrente continua. Uma corrente é alternada quando há uma variação da corrente durante o tempo, como demonstra o gráfico abaixo:

Corrente alternada. Características da corrente alternada

    Percebe-se que a corrente não é a mesma dependendo do ponto que escolhermos. 

     Para produzirmos uma corrente, é necessária uma fonte ou gerador estes apresentam algo chamado diferença de potencial, ou potencial elétrico em Volts [V].  Exemplos de fontes são, pilhas, baterias entre outros. Também é necessário um condutor para que as cargas possam caminha. Um exemplo de condutor são os fios.

Resistência

    Todo condutor apresenta uma resistência, em exercícios, apenas consideramos que essa resistência é tão pequena que pode ser ignorada. Existem materiais que apresentam resistência considerável e estes são chamados resistores.  A função de um resistor é de impedir o fluxo da corrente elétrica, enquanto a fonte empurra estas cargas. Para saber mais sobre resistência  elétrica clique no botão a seguir:

Atividade

Baseado nos elementos apresentados clique na caixinha “Tensão AC” e faça uma lampada acender utilizando uma pilha, um condutor, um resistor e a própria lampada. Pegue o voltímetro e meça a ddp e um amperímetro para medir a corrente. 

Deixe um comentário