Os líquidos e os gases são chamados de modo geral de fluidos. A hidrostática é a parte da física que estuda o comportamento dos fluidos quando estão em repouso. Para começar nosso estudo, vamos primeiramente definir alguns conceitos muito importantes.

Livro e Lápis

Pressão

 Uma experiência bastante simples que você pode realizar nesse exato momento para verificar (e sentir) o que chamamos de pressão é segurar um livro e um lápis com a palma da mão. 

Agora segure novamente o livro e o lápis, mas dessa vez colocando o lápis com a ponta voltada para a palma da mão e o livro na outra extremidade do lápis, deixando o livro se apoiar sobre ele. Faça você essa experiência. Sentiu a diferença?

A força feita pela mão para segurar o livro e o lápis é a mesma nos dois casos, entretanto, ao equilibrar a mesma força com a ponta do lápis, o efeito sobre a mão é muito diferente. O conceito físico envolvido nessa experiência é o conceito de pressão.

A pressão de uma força F, perpendicular a uma superfície, e distribuída igualmente sobre uma área A, é definida como a razão do módulo da força sobre o valor da área. [latex]P=\frac{F}{A} [/latex]

A unidade de pressão no SI, é dada em Newton / metro quadrado (N/m²) também chamada pascal (Pa): 1 N/m² =Pa. 

Suponhamos que o bloco da figura exerça uma força de 10 Newtons sobre a superfície, e que essa tenha uma área de 2,5 cm². A pressão exercida será então: 

 [latex display=”true”]P=\frac{F}{A} =\frac{10 N}{2,5 cm^2}=4\frac{N}{cm²}  [/latex]

Isto é, em cada centímetro quadrado da superfície, atua uma força de  4 Newtons. 

Pressão = Força /Areá

A Densidade (ou Massa Específica) 

Denominemos a densidade pela letra grega [latex]\rho[/latex] (rô). A densidade de um corpo é dada pela razão entre a massa do corpo (m) e seu volume (V), ou seja: 

[latex display=”true”]\rho=\frac{m}{V}[/latex]

Dessa forma, a unidade de densidade (ou massa específica) no sistema internacional será o kg/m:

[latex display=”true”]\rho=\frac{m}{V}=\frac{kg}{m³}[/latex]

Algumas unidades de densidade bastante utilizadas são o g/cm³; e o kg/litro, onde:

[latex display=”true”]1\frac{kg}{m³}=\frac{1000g}{(3cm)³}=10^{3-6}\frac{g}{cm³}\to 1\frac{kg}{m³}=10^{-3}\frac{g}{cm³}[/latex]

E como 1 m³ = 1000 l temos: 

[latex display=”true”]1\frac{kg}{m³}=\frac{1kg}{1000 l}\to 1\frac{kg}{m³}= 10^{-3}\frac{kg}{l}=10^{-3}\frac{g}{cm³}[/latex]

Na natureza os elementos têm densidades bastante diferentes. A tabela a
seguir ilustra a densidade de alguns elementos bastante conhecidos.
Elemento – Densidade em g/cm³
Água – 1,0
Gelo – 0,92
Ar a 20ºC e1 atm – 0,00121
Cortiça – 0,24
Alumínio – 2,7
Ferro – 7,6
Chumbo – 11,3
Mercúrio – 13,6

Referências

 Francisco Ramalho Júnior, Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo, Os fundamentos da Física – Volume 2 – Os fundamentos da Física | Editora Moderna, 10ª edição, 2020.

LEITE, Carlos Alberto Faria; COSTA, EdEn ViEira. Fundação Cecierj Pré-VEstibular soCial. 2015.

Deixe um comentário